top of page
Percepções da natureza no tempo Cartaz oficia 22.png

XVII Congresso Internacional do Grupo Raízes Medievais do Brasil Moderno

VI Congresso Internacional do Grupo Escritos Sobre os Novos Mundos

Natureza no tempo, evento do Grupo Escritos sobre os Novos Mundos, pintura de Johann Moritz Rugendas

Apresentação

      A relação do homem com a natureza, tema de enorme relevância histórica e no mundo contemporâneo, conduzirá as reflexões deste Congresso Internacional. Diante de universo tão amplo, serão conduzidas exposições dialogadas em torno de dois eixos: modos de conhecer a natureza e modos de agir associado ela. O intuito é, por um lado, trazer a público uma série de análises interdisciplinares, históricas e contemporâneas, dos saberes - filosófico, religioso, cartográfico, pedagógico, científico e econômico, entre outros - produzidos e partilhados por portugueses e brasileiros acerca das paisagens dos seus territórios. Por outro lado, pretende-se interrogar as ações suscitadas por tais saberes ao longo do tempo:  a coleta, a caça e a domesticação de plantas e animais, a agricultura, a formação de núcleos urbanos, o estabelecimento de unidades de conservação, a restauração das paisagens naturais, a bioeconomia e a sustentabilidade.

Histórico de eventos

      Desde 2007, o grupo Raízes Medievais do Brasil Moderno, coordenado pelas professoras Susani Silveira Lemos França (UNESP e APH) e Maria de Fátima Reis (ULisboa e APH) vem realizando eventos e publicações em livros e dossiês. Em 2022, contando com a participação de pesquisadores luso-brasileiros, realizou, em Portugal, o seu XVII Colóquio em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Em 2021, este mesmo grupo, em parceria com o grupo Escritos sobre os Novos Mundos, coordenado pelo Prof. Dr. Jean Marcel Carvalho França e pela Profa. Dra. Susani França, realizaram, no formato online, o evento Viver e conviver em duas margens do Atlântico. Este grupo, a propósito, desde o evento realizado na UNESP em 2017, denominado O Atlântico que nos separa..., estabeleceu um convênio com o Centro de História da FLUL e passou a contar com a colaboração de pesquisadores vinculados à Academia Portuguesa de História, principalmente com o apoio acadêmico/institucional da Presidente Manuela Mendonça. Desde 2014, temos realizado, na UNESP, eventos com a participação de diversas instituições portuguesas e estrangeiras, reforçando um diálogo profícuo sobre as nossas raízes, as nossas mazelas e o que merece ser preservado. 
      Em 2022, a 5° Festa Literária Internacional da Mantiqueira e o encontro do historiador Jean Marcel Carvalho França e do conservacionista José Roberto Manna de Deus, coordenador do Projeto Águas da Mantiqueira da Fundação Toyota e Fundepag, permitiu-nos prospectar, em uma iniciativa público-privada, um evento em que as reflexões históricas incidam sobre caminhos para redefinir a relação humana com os demais seres sobre a terra e para pensar soluções para o futuro, daí este: Percepções da Natureza no Tempo. No colóquio, historiadores e profissionais de outras áreas discutirão formas de preservação da natureza antes e agora e impactos da ação humana no meio ambiente

Comissão científica

Susani Silveira Lemos França (UNESP)

Paulo Fortes Neto (UNITAU)

Maria de Fátima Reis (ULisboa-APH)

Jean Marcel Carvalho França (UNESP)

Manuela Mendonça (ULisboa-APH)

Rodolfo Nogueira da Cruz (PPG/UNESP-CBM)

José Roberto Manna de Deus (FTB & Fundepag)

Comissão organizadora

Susani Silveira Lemos França (UNESP)

José Roberto Manna de Deus (FTB & Fundepag)

Liege Ferlin dos Santos (SbN Mata Atlântica)

Paulo Fortes Neto (UNITAU)

Jean Marcel Carvalho França (UNESP)

Rodolfo Nogueira da Cruz (PPG/UNESP-CBM)

Eduardo Lima de Souza (PPG/UNESP)

Vitória de Sant'Ana Amorim Ramos (PPG/UNESP)

Apoio Institucional

Viviane Mansi

Otacilio do Nascimento

Lívia Ferreira Neves

Fundação Toyota do Brasil 

Antônio Álvaro Duarte de Oliveira

Ricardo Mariano Marcondes Ferraz

Átila Bankuti 

Solange Ferreira

Fundepag

José Roberto Manna de Deus

Projeto Águas da Mantiqueira

Lorena Soares Cardoso Brito

Instituto Estadual de Florestas Minas Gerais

Liege Ferlin dos Santos

SbN Mata Atlântica

bottom of page